Confira aqui algumas atitudes para fazer a “viagem perfeita”, sem atrasos, sem conflitos ou quaisquer dores de cabeça no voo.
Publicidade
Quem planeja viajar de avião nos próximos meses deve estar atento a algumas coisas importantes. Há algumas orientações que podem garantir uma viagem mais tranquila e sem estresses.
Há detalhes que são menos impactantes se não forem considerados, contudo há outros que podem gerar transtornos no trajeto até o seu destino ou mesmo antes de embarcar.
Evite atrasos
Publicidade
Boa parte dos problemas com voo estão relacionados com chegar atrasado no local de embarque. Por isso, a dica é: chegue antes do horário.
Comparecer ao local com antecedência ainda te dá tempo para tratar de assuntos como check-in, revisar algumas coisas antes da viagem, etc.
Essa simples ação por tornar sua viagem mais tranquila para você e também para os demais passageiros.
Publicidade
Atenção para seu cartão de embarque
O número da poltrona no avião estará indicado no seu cartão de embarque. Por isso é importante manter esse bem guardado.
Quando embarcar, você precisa estar com esse cartão em mãos para conferir qual a sua poltrona. Isso te ajuda a evitar congestionamento no local tentando descobrir qual o seu lugar.
Evite abrir o compartimento superior constantemente
O ideal é que você deixe coisas que precisará ter acesso com mais frequência por perto. É certo que os bolsos das poltronas da frente são reduzidos, mas deixe ali o que for mais necessário, tais como: carregador do celular, medicamentos, etc.
Abrir e fechar o compartimento superior (bin) pode incomodar os demais passageiros. Também, atrapalharia quem deseja passar pelo corredor.
Cuidados com a sua mala de mão
Veja se a mala de mão segue as dimensões estabelecidas pela companhia para evitar ter que despachá-la.
Ao acomodar sua mala, atente-se para ocupar a vaga do bagageiro que esteja na sua fileira.
Também, o ideal é que nessa bagagem não estejam seus itens pessoais. Nesse caso, armazene seus itens pessoais na poltrona da frente, na parte inferior dessa.
E para que haja mais espaço, coloque a mala de lado no compartimento. Assim haverá espaço para os demais passageiros acomodarem suas malas também.
Chame apenas quando realmente necessário
Acione o botão de chamada apenas se for algo realmente importante.
Chamar o comissário por motivos fúteis está entre os principais transtornos cometidos por passageiros numa viagem de avião.
Além do que, isso pode atrapalhar outros passageiros que realmente estejam precisando de ajuda.
Fará uma viagem com as crianças? Se planeje bem antes
Crianças muito pequenas podem sentir-se incomodadas durante viagens de avião. É comum que algumas delas tenham desconfortos como dor dente, gases, dor na face e dores de ouvido.
Algumas coisas que ajudam a evitar ou reduzir tais desconfortos são: manter uma dieta leve dias antes do embarque, oferecer comida para a criança no momento do voo ou andar um pouco.
Outras recomendações dizem respeito ao comportamento da criança. A fim de manter a paz e a ordem na aeronave, evite que a criança chute o assento da frente, o que causaria incômodo para o passageiro.
Divida o braço da poltrona
Um comportamento amigável e que pode ajudar a deixar todos no voo confortáveis é dividir o braço da poltrona.
Não é incomum que passageiros acabem tomando os dois apoios do braço. Mas se para você é difícil dividir esse apoio, então o recomendado é adquirir outra passagem ou espaço extra.
Faça o que precisa fazer antes ou depois do serviço de bordo
Caso você precise ir ao banheiro, é ideal fazer isso antes ou após o serviço de bordo.
Se você deixar para se levantar para ir ao banheiro quando o comissário realiza o serviço de bordo, então ele teria que manobrar o carrinho para que você consiga ir e voltar, o que geraria transtorno no local.
Nesse caso o passageiro precisaria passar bem apertado e ainda esbarraria em outro apenas porque resolveu transitar nesse momento.
Se precisa ir ao banheiro, então faça isso logo ou então aguarde o término do serviço.
Comidas e bebidas
Se trouxe comida de casa, é importante evitar lanches com cheiros fortes, pois podem incomodar os demais passageiros. Aquele que está ao lado pode não estar interessado em dividir esse lanche com você.
Já sobre bebidas, é proibido trazê-las de casa. Há um limite de 100 ml por frasco para levar líquidos a bordo também.
Na maioria dos voos internacionais, já são servidas bebidas alcoólicas, mas é importante não exagerar no consumo. Evite constrangimentos para si e também para os passageiros na aeronave com a embriaguez.
Além disso, de acordo com médicos, os efeitos da bebida são mais expressivos quando se está voando. É por esse e outros motivos que os comissários tendem a controlar a quantidade de bebidas servidas.
Use sabiamente seu espaço
Os espaços disponíveis nos aviões geralmente são mesmo reduzidos, por isso saiba como usar sabiamente o seu. Evite atrapalhar o espaço do outro passageiro.
São bem comuns os casos de passageiros que acabam chutando o assento a sua frente, gerando transtornos.
Ainda que o passageiro a sua frente tenha reclinado o assento e você se ache no direito de colocar os pés enterrados nas costas da poltrona, saiba que ele possui esse direito.
Os passageiros podem reclinar seus assentos como bem preferirem. Claro que, a fim de garantir um bom convívio durante o voo, ser consciente quanto a isso é importantíssimo.
Mas se você não quiser passar por algo assim, o ideal é reservar um espaço extra ou optar pelo assento próxima a saída de emergência.
Jamais invada o espaço de outro passageiro.
Não coloque os pés no braço da poltrona do passageiro da frente, não puxe o encosto da poltrona desse passageiro, enfim, seja amigável (e exija o mesmo).
Música, filmes, jogos? Aproveite sem causar transtornos aos demais
Hoje em dia, todo mundo viaja com seus dispositivos moveis, mas ninguém é obrigado a assistir ou escutar o mesmo que você. A dica aqui é: use fones de ouvido e aproveite seu entretenimento sem atrapalhar os demais.
Não esqueça de fechar a porta quando usar o banheiro
Os banheiros dos aviões costumam ser apertados mesmo, mas nem por isso deixe a porta aberta. Feche-a e lembre-se também dos hábitos de higiene, ainda mais se tratando de uma viagem nesse momento pós-pandemia e onde o vírus da varíola do macaco está crescendo no número de casos.
Precisa trocar a fralda do bebê?
Os banheiros dos aviões possuem trocadores, o que torna as coisas menos complicadas para os pais.
Não faça isso na poltrona do avião, pois causará incomodo para os demais passageiros ali. Ninguém é obrigado a sentir o cheiro nada agradável das fraldas sujas do baby. Após isso, descarte as fraldas na lixeira do banheiro.
Cuidado na hora do desembarque
Na hora de desembarcar mantenha a ordem. Siga as instruções de segurança que foram passadas. Espere o avião estacionar para se levantar.
Essas são apenas algumas atitudes que podem te ajudar a ter uma viagem tranquila e livre de problemas.