A cidade de Salvador está recheada de pontos turísticos incríveis para você conhecer. A cidade não se resume somente a lindas praias e carnaval, pelo contrário. Há muitos atrativos para você curtir e conhecer durante o ano inteiro, apesar da cidade ser muito mais movimentada no verão.

Durante o inverno, você encontrará preços mais acessíveis, lugares menos lotados e também poderá aproveitar com mais tranquilidade seus passeios. Entretanto, tudo dependerá do seu objetivo. Caso você prefira viajar no verão para aproveitar as praias e, consequentemente, a época do carnaval, também poderá visitar os locais que citaremos para desbravar a cidade.

Salvador é recheada de muita cultura, uma riquíssima gastronomia e pessoas alegres, convidativas e receptivas. É um excelente destino para sua próxima viagem. Para lhe ajudar, listamos a seguir 9 lugares encantadores para conhecer em Salvador. Confira!

1 – Pelourinho

O Pelourinho é um dos locais mais famosos da cidade. Trata-se de um dos bairros mais antigos de Salvador, sendo considerado atualmente um Patrimônio da Humanidade pela Unesco. As ruas do Pelourinho são recheadas de casas e igrejas construídas no estilo da arquitetura barroca e todas ainda são bem conservadas e mantém esse estilo. O bairro também conta com lojas, restaurantes e alguns bares.

No Pelourinho se encontram várias atrações turísticas das quais falaremos aqui, por isso você aproveita um passeio para conhecer diversos locais incríveis e que fazem parte de alguma forma da história do nosso país. Conhecer o Pelourinho é uma tradição para os turistas que vão até Salvador, por isso não deixe esse destino de fora do seu roteiro.

2 – Fundação Casa de Jorge Amado

Uma das atrações que você encontra enquanto caminha no Pelourinho é a Fundação Casa de Jorge Amado. O espaço foi criado em 1986 e se trata de uma organização não-governamental que tem o intuito de preservar as memórias do escritor Jorge Amado, extremamente conhecido em nossa cultura.

O local possui uma exposição de documentos, fotografias, livros, prêmios e até mesmo fotos, tudo do acervo pessoal do autor. Você também encontra o Café Teatro Zélia Gattai, em homenagem à esposa do autor. O local geralmente é frequentado por escritores.

O espaço também serve para a realização de eventos, palestras e cursos, tudo no âmbito cultural. A entrada na Fundação Casa de Jorge Amado custa somente R$5 reais.

3 – Farol da Barra

Outro ponto turístico muito conhecido em Salvador é o Farol da Barra. O farol possui mais de 20 metros de altura e proporciona uma experiência incrível, onde o turista pode ter uma vista magnífica de toda a cidade. O farol também é um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol e se destaca por ser considerado um local muito romântico.

Perto do farol há uma cafeteria onde você pode fazer alguns lanches, além de uma lojinha com algumas lembrancinhas da cidade.

4 – Elevador Lacerca

O Elevador Lacerda se encontra no centro da cidade e foi o primeiro elevador urbano do mundo inteiro. Ele tem mais de 70 metros de altura e duas torres, permitindo uma vista panorâmica da cidade. É cobrado apenas R$0,15 por pessoa para ir no Elevador.

5 – Praia do Flamengo

A Praia do Flamengo é uma das principais de Salvador. Possui águas mornas que atrai todos os públicos, inclusive os surfistas. A praia também forma algumas piscinas naturais que são propícias principalmente para crianças. O espaço possui boa infraestrutura para receber os visitantes, contando com barracas não somente de comida e bebida, mas também de massagem, além de algumas lojas e espaços infantis.

6 – Mercado Modelo

Se você for ao Elevador Lacerda, aproveite para descer à cidade baixa e visitar o Mercado Modelo. O espaço é perfeito para quem deseja levar lembrancinhas da cidade ou simplesmente quer fazer algumas compras. É um ponto bem tradicional principalmente para turistas.

7 – Basílica Nosso Senhor do Bonfim

A Basílica Nosso Senhor do Bonfim é uma igreja tradicional de Salvador e foi construída em 1745. Ela foi construída na Colina Sagrada e atualmente possui uma escadaria grande e muito conhecida, onde muitos fiéis pagam seus milagres. As grades da igreja também são tradicionais por possuírem fitas coloridas, que também são usadas pelos fiéis que as usam para fazer pedidos.

É uma tradição visitar Salvador e sair de lá com pelo menos uma fitinha colorida no braço e um pedido feito.

8 – Igreja de São Francisco

Digital

A Igreja de São Francisco se encontra no centro histórico de Salvador e o seu interior é exuberante, de fazer qualquer um se encantar. Toda a sua decoração foi feita em ouro, tudo recheado de detalhes e que demonstra muito trabalho. A igreja foi inspirada no estilo barroco.

Com certeza você deve visitar o espaço e aproveitar para tirar fotografias na parte interna da igreja, pois a decoração é algo que você dificilmente verá novamente em outro lugar.

9 – Morro do Cristo

O Morro do Cristo é um local que contém uma pequena estátua do Cristo, não sendo um espaço tão conhecido, mas que pode valer a pena a visita pelo visual do lugar. O morro se encontra bem próximo da Praia da Barra e ao lado do morro, você tem uma das melhores vistas do farol da Barra. É comum que algumas pessoas visitem o local para pegar sol ou descansarem lá em cima, enquanto pegam um pouco de vento.

Salvador possui diversos outros lugares que você pode conhecer, praias onde você pode aproveitar o calor e centenas de bares e baladas para aproveitar a vida noturna. Não se restrinja somente aos locais que mencionamos aqui, desbrave a cidade, explore lugares inexplorados, aproveite sua viagem.

A cidade costuma ficar cheia durante o verão, por isso você deve avaliar os prós e contras e decidir qual o melhor momento para conhecer Salvador. Apenas não deixe para adquirir suas passagens e sua hospedagem muito em cima da hora, pois o preço pode ir lá em cima. Comece desde agora a procurar os preços e analisar para poder fazer uma escolha acessível