Poços de Caldas é um município mineiro muito conhecido e que recebe centenas de turistas durante o ano inteiro devido às suas atrações bem variadas e que agradam a diferentes públicos. A cidade é muito charmosa e possui pontos turísticos culturais e também para quem adora uma aventura. Visitando a região você poderá conhecer lugares incríveis, além de aproveitar a gastronomia mineira que é adorada por milhares de pessoas.

Se você quer ajuda para planejar a sua próxima viagem para Poços de Caldas, poderá conferir hoje alguns dos principais pontos de interesse na região, o que poderá te ajudar a criar o seu próprio roteiro baseado nos seus gostos pessoais e em lugares que queira muito conhecer. Devemos destacar ainda que Poços de Caldas possui muitos outros lugares para visitar além desses, desbravar a cidade enquanto a visita é uma das melhores formas de aproveitar a viagem.

Confira, a seguir, os principais pontos de interesse para conhecer em Poços de Caldas.

Pedra Balão

A Pedra Balão é um dos atrativos que você encontra a visitar a Serra São Domingos em Poços de Caldas. A pedra surgiu de várias erosões que ocorreram na região e hoje em dia se trata de um monumento que gera muita curiosidade nos visitantes e por isso, quase todos vão até lá conhecer e tirar uma foto.

As pedras sobrepostas podem chegar a até 10 metros de altura, por isso também pode ser uma grande aventura chegar até lá no alto. Quando você estiver lá, ainda poderá apreciar a linda vista da cidade e da área verde. É possível chegar até a Pedra Balão por meio do Teleférico, que falaremos posteriormente.

Mercado Municipal

Em Poços de Caldas você também pode visitar o Mercado Municipal para aproveitar itens de todos os tipos por preços mais acessíveis e até mesmo fazer um rancho para sua estadia na cidade. É o lugar ideal para as pessoas que amam não somente a gastronomia mineira, mas todas as características culturais da região.

No Mercado Municipal é possível encontrar doces, queijos, cachaças e vários outros produtos, alguns também artesanais. O local funciona diariamente, mas fecha ao meio dia nos domingos. Lá você pode ir para comer algum pastel, tomar uma bebida gelada ou até comprar lembrancinhas da sua viagem.

Cristo Redentor

A cidade de Poços de Caldas também possui um Cristo Redentor que chama a atenção dos turistas. O monumento foi construído em 1958 e se encontra na Serra de São Domingos, possuindo 30 metros de altura, além de pesar 500 toneladas. Ele é considerado um dos maiores monumentos do país inteiro e quem sobe lá em cima tem uma vista privilegiada de toda a cidade.

A visita ao Cristo Redentor pode ser feita pelo Teleférico, através de trilha ou por terra. A grande maioria dos turistas não deixam de conhecer o local e de garantir aquela

tradicional foto com o monumento. Temos certeza de que você também adorará fazer isso.

Teleférico

O Teleférico é uma atração turística da cidade, mas também um meio de transporte para outras atrações, como o Cristo e a Pedra Balão. Os teleféricos saem todos do Parque José Affonso Junqueira e existem, ao total, 20 cabines. Saindo do parque, indo até o Cristo, consiste em um passeio de 10 minutos. É um passeio para quem quer se aventurar um pouco mais e gosta de adrenalina.

O Teleférico também permite que você conheça toda a Serra de São Domingos. É um passeio incrível. O teleférico é um dos maiores de todo o país, por isso chama a atenção de centenas de pessoas.

Rampa de Voo Livre

Também na Serra de São Domingos você encontra a Rampa de Voo Livre, onde é possível praticar o esporte ou apenas aproveitar a vista e sentir o rosto batendo no vento. O local tende a ficar cheio nos finais de semana, sendo frequentado por quem busca um pouco de aventura e por quem só deseja aproveitar o espaço. Você pode até mesmo fazer algum tipo de piquenique e tirar belas fotos.

Lá também acontece o projeto Circula Som, com o intuito de levar música de qualidade para os pontos turísticos da cidade. Assim, você pode estar lá em cima apreciando a vista enquanto a Orquestra Sinfônica do Conservatório Musical está tocando.

Recanto Japonês

Você também não pode deixar de conhecer o Recanto Japonês, um espaço recheado de vegetação e área verde, além de construções típicas de jardins japoneses. O intuito é que o jardim seja uma réplica de um jardim oriental. Lá você ainda pode aproveitar um lago artificial e também fazer trilhas e caminhadas. As trilhas dão em diferentes lugares: uma delas te leva até a Fonte dos Três Desejos e outra até a Casa de Chá, uma construção muito charmosa onde você pode tomar uma bela xícara de chá e apreciar a arquitetura e decoração do espaço.

Parque José Affonso Junqueira

O Parque José Affonso Junqueira é um dos mais bonitos da região, sendo muito recomendado para quem deseja mais momentos de tranquilidade. Visitando o espaço você conhece a Fonte Luminosa, o Palace Casino e também o Café Concerto, sendo espaços dentro do parque encantadores e que fornecem uma experiência única.

No parque você também encontra vários assentos e bancos para poder descansar, fazer uma leitura ou até mesmo estudar.

Casa da Cultura

O Instituto Moreira Salles é conhecido como a Casa de Cultura da região e tem como intuito promover as artes através de exposições, cinema, apresentações musicais e de várias outras formas. Todas as atrações do local são gratuitas, ou seja, você pode

assistir e participar de tudo sem pagar nada. O espaço funciona de terça a domingo, das 13h às 19h. Poços de Caldas é uma cidade com muitos atrativos e com certeza você irá querer voltar e ficar um pouquinho mais. Monte o seu roteiro para passar dias incríveis e se surpreender com o que a cidade tem a oferecer. Em qualquer época do ano você pode visitar.