Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, estado gaúcho. A cidade com mais de 1 milhão de habitantes chama atenção por seu desenvolvimento.

São muitas as belezas, locais culturais e históricos para se conhecer no município, neste artigo vamos mostrar os mais interessantes pontos turísticos de Porto Alegre.

Parque Farroupilha na Redenção

Situado no “coração” da cidade o parque Farroupilha é destaque por causa da sua área verde e monumentos. São muitos os atrativos ao turista como passeio de bicicleta, campo de futebol e bocha, aparelhos de ginástica, parque de diversão infantil, auditório e muito mais.

Ao lado do parque ainda se tem a possibilidade de ver e comprar artigos belíssimos no “Brique da redenção” onde expositores trazem desde artesanato a utensílios em geral e até mesmo gastronomia.

Usina do Gasômetro

Um dos principais monumentos de Porto Alegre é a Usina do Gasômetro que reúne diversas pessoas diariamente.

Nesse ponto turístico da Capital do Rio Grande do Sul os visitantes podem desfrutar de um delicioso café, ter acesso a sala de cinema e a teatros e ainda aproveitar palestras e shows.

A Usina fica próximo ao Guaíba e a vista do terraço é parada obrigatória para turistas.

Museu da Arte do Rio Grande do Sul – MARGS

O prédio situado junto a praça da Alfândega possui quase 5 mil metros quadrados e sua arquitetura constituída por mármores, vitrais entre demais ornamentos chamam a atenção por quem ali passa.

O museu abriga a maior coleção artística do estado onde as obras de artistas locais misturam-se as de artistas internacionais e juntos compõem o grande acervo.

Casa da Cultura Mario Quintana

O prédio foi inaugurado em 1933 para ser sede do hotel Majestic que foi a morada de Mario Quintana, renomeado poeta gaúcho, entre os anos de 1968 e 1980.

Desde os anos 80 é usado como um espaço de cultura que possui diversas atividades de terça-feira a domingo, abrindo inclusive em feriados. Quem a visita pode conhecer seu interior e aproveitar um delicioso café.

Mercado publico

O imponente prédio foi construído em meados de 1869 e hoje é conhecido como um dos monumentos históricos da cidade.

Em seu interior encontram-se bancas com artigos gaúchos, restaurantes, sorveterias, entre outros atrativos. Estima-se que diariamente passem por ali mais de 100 mil pessoas, entre habitantes locais, turistas e visitantes.

Para quem deseja conhecer o lugar é importante saber que o Mercado Público funciona somente de segunda a sexta-feira. se você pretende conhecer esses e outros destinos de Porto Alegre saiba que separamos no final desse artigo algumas promoções de passagens aéreas.

Parque Moinhos de Vento

O parque é conhecido popularmente como “Parcão” por conta de seus mais de 100 metros quadrados. É possível ter acesso a um lago com peixes, tartarugas e marrecos.

Encontram-se no parque uma réplica de um moinho de vento, quadra tênis e bocha, campo de futebol, pista de patinação e muito mais.

Jardim Botânico de Porto Alegre

Ele e considerado um dos maiores Jardins Botânicos do país, com mais de 1.500 espécies de plantas e cerca de 40 hectares de terra.

Está aberto à visitação de terça a domingo e é possível comprar mudas de especiais nativas, medicinais e/ou ornamentais.

Outro atrativo é que o Jardim Botânico fica anexo ao Museu de Ciências Naturais onde há exemplares de plantas e animais naturais do Brasil. Portanto são dois pontos interessantes que podem ser visitados no mesmo dia.

Orla do Guaíba

Fica situada no parque Moacyr Scliar entre a Usina do Gasômetro e a Rótulas das Cuias. Atualmente é conhecida como “Nova Orla do Guaíba”, conta com mais de 1km de extensão.

Na Orla é possível apreciar o pôr do sol, praticar esportes e realizar atividades físicas. É o ponto de encontro de milhares de pessoas, abrindo de sábados a domingos com acesso gratuito.

Teatro São Pedro

O prédio que possui uma arquitetura barroca tem seu interior decorado com ouro e veludo. Ele recebe apresentações teatrais, shows e visitas guiadas onde o turista pode conhecer mais sobre a história do local.

Os horários de visitação são variados já que o teatro é sede de inúmeros espetáculos, mas a bilheteria fica aberta de segunda a sexta-feira no período da tarde.

Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS

O prédio usa três andares para sedear acervo cientifico, exposições e laboratórios de pesquisa. Possui como maior atrativo mais de 800 experimentos interativos, onde os visitantes são convidados a ouvir, criar, tocar e interagir com os mesmos.

O Museus abre de terça a domingo em horários variados e em feriados também recebe visitantes.

Calçadão da praia de Ipanema

No bairro Ipanema na zona sul da cidade encontra-se uma bela praia de água doce onde o calçadão acompanha a Orla do Guaíba.

O local é ponto de encontro e a noite funcionam ao seu redor bares e restaurante oferecendo mais uma opção aos turistas que vão visitar o local.

Além da bela paisagem, é possível descansar na sombra das arvores ou fazer atividades físicas no calçadão da praia.

Parque Marinha do Brasil

Com uma incrível área de 715 mil metros quadrados o parque que encontra-se as margens do Rio Guaíba é cercado por árvores nativas e bosques.

O prédio conta com quadra de tênis, pista de atletismo, pista de skate e de patinação e também aparelhos de ginástica.

Esses foram alguns dos pontos mais interessantes de Porto Alegre. Vale lembrar que alguns possuem a entrada franca.

Passagens aéreas

Se mora em outro estado e pretende conhecer alguns destaques dessa capital veja abaixo alguns links com promoções aéreas a esse destino.

Acesse os links e atente-se as possíveis promoções aéreas para a cidade de Porto Alegre.

Resumo

O principal objetivo do artigo foi informar os locais mais interessantes para a visitação em Porto Alegre.

Destacamos alguns de seus atrativos particulares e públicos e por ultimo trouxemos algumas informações referentes a passagens.