Angra dos Reis é um dos litorais mais bonitos de nosso país e a sua região é conhecida como a “Costa Esmeralda”. Além das lindas e encantadoras praias, a cidade possui vários lugares para se conhecer, podendo apreciar trilhas, conhecer mais sobre a história do local e muito mais. Quem vai para Angra dos Reis não pode deixar de ir até Ilha Grande, onde poderá conhecer mais vegetação, natureza e lindas paisagens.

Angra dos Reis é um excelente destino brasileiro para quem deseja conhecer um lugar bonito, charmoso e com várias atrações. Grande parte dos passeios são gratuitos e acessíveis, você pode passar o dia na praia, se hospedar por perto e visitar vários restaurantes com diferentes pratos da culinária brasileira. A seguir, conheça 8 lugares bacanas para conhecer em Angra dos Reis quando for viajar.

1 – Passeio de escuna ou lancha

O passeio de escuna ou lancha é realizado na região e grande parte dos turistas adoram, pois é um passeio que os leva até a Lagoa Azul e em outros lugares bonitos. Muitas pessoas preferem o passeio de escuna, pois ele pode ser feito em um bate e volta desde o Rio de Janeiro.

Durante o passeio de escuna, os turistas irão visitar a passagem pela llha de Cataguases, poderão fazer um mergulho na Lagoa Azul, conhecerão a Praia do Araçá e a Praia de Japariz. Por ser um passeio conhecido, geralmente é realizado com muitas pessoas, por isso quem busca um passeio mais tranquilo, pode fazer o roteiro com uma lancha.

2 – Centro Histórico

Um excelente passeio e que é muito realizado na cidade é o City Tour pelo Centro Histórico. A cidade de Angra dos Reis é bem antiga e possui uma história que vale a pena conhecer e desbravar. O passeio é iniciado na Igreja e Convento do Carmo, localizada de frente para o mar e, por isso, podemos ver marcas de alguns bombardeios que a mesma sofreu há alguns séculos, pelas tentativas de invasões dos franceses.

Ao lado da igreja, está a Praça General Osório. O passeio segue pela Rua do Comércio que possui alguns edifícios antigos e foi projetada em curva para evitar o mau cheiro das embarcações daquela época. Na Rua do Comércio ainda se encontra a Igreja de Santa Luzia, construída através de uma promessa de um morador local. No passeio ainda é possível conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Praça Nilo Peçanha, o Mercado Redondo e outros pontos interessantes.

3 – Ilha de Cataguases

A Ilha de Cataguases, que é possível visitar pelo passeio de escuna, é uma das mais bonitas de toda a Baía de Ilha Grande. A ilha é rodeada de areia branca e possui uma água extremamente limpa que fornece à água um tom de verde esmeralda encantador. A praia também possui várias pitangueiras e uma água mais calma, sendo recomendada para famílias com crianças.

Com certeza é uma parada obrigatória para muitos turistas. Há algumas agências de turismo na cidade que também disponibilizam passeios personalizados para a ilha.

4 – Ilha Grande

A Ilha Grande é a maior da baía de Angra dos Reis e, na época do descobrimento do Brasil, foi onde ocorreu várias batalhas marítimas que vemos sendo falados nos livros de história. A ilha já recebeu muitos piratas e comerciantes de escravos, além de ter sido usada como um presídio no século 20.

Atualmente, a ilha sobrevive do seu comércio e turismo, além da Vila Abraão que abrange o povoado local. Quem gosta de história, vai adorar conhecer o local.

5 – Praia de Lopes Mendes

A Praia de Lopes Mendes é uma opção para quem visitar a Ilha Grande. A praia possui ondas próprias para surfistas, por isso é comum vê-los com frequência no local. Com águas limpas e transparentes, a vista é de tirar o fôlego e muitos visitantes também aproveitam para fazer caminhadas e corridas logo de manhã cedo na areia.

O mar também é muito raso, apesar das ondas, por isso dá para andar vários quilômetros mar à dentro com a água bem rasinha.

6 – Lagoa Azul

A Lagoa Azul é uma das principais atrações de Angra dos Reis e consiste em uma piscina natural que foi formada entre duas ilhotas. Ela se encontra às margens da Ilha Grande.

A água também é transparente e é possível ver os peixinhos nadando. Ideal para mergulhos e para se banhar, ótima para todas as idades. Com a prática de snorkeling é possível enxergar de baixo da água e se maravilhar com os peixes e tartarugas.

Lá também é possível assistir a um belíssimo pôr do sol.

7 – Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio é o lugar que muitos vão para assistir ao pôr do sol. Para chegar lá é preciso fazer a trilha, mas muitos recomendam fazer a trilha com um guia, pois ela tende a ser confusa. O guia fornece várias dicas sobre a ilha e sobre a trilha em si, além de respeitar o tempo de cada um para subir, afinal não se trata de uma trilha muito fácil.

Lá em cima, você tem uma vista privilegiada e verá como valeu a pena todo o esforço.

8 – Parque Estadual da Ilha Grande

O Parque Estadual da Ilha Grande, localizado próximo da Vila Abraão, também é um passeio imperdível. O parque possui uma água com um tom azul esverdeado maravilhoso. Na ilha é possível conhecer e desbravar várias praias e todas elas são lindas. Da vila até a praia principal é possível ir a pé, as águas são bem clarinhas e é recomendada por muitos para quem deseja um passeio mais tranquilo e calmo.

Conhecendo mais um pouco sobre a cidade de Angra dos Reis você entende porque ela é visitada todos os anos por muitas pessoas. Um paraíso na terra para quem quer descansar e apreciar lindas paisagens sem sair do Brasil. Planeje sua viagem, crie o seu roteiro e se divirta na cidade. Não se esqueça de entrar em contato com as agências de turismo.