Muita gente acaba viajando pra fora e esquecendo de explorar todas as coisas boas que temos no Brasil! Como um grande exemplo disso está a capital do Sergipe, Aracaju.

Mesmo a cidade ainda não sendo tão turística, há diversas coisas a serem exploradas por lá, isso porque foi uma das primeiras cidades planejadas do país, com ruas projetadas de forma geométrica como se formassem um tabuleiro de xadrez.

Ganhou destaque como a capital nordestina da qualidade de vida, além disso, os turistas costumam se encantar por aqui pelas belezas naturais como parques, praias, rios e afins que a cidade proporciona! E não podemos nos esquecer da gastronomia local, museus, teatros, e templos religiosos.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer os principais pontos turísticos de Aracaju, e depois disso vai ser quase impossível não a colocar como destino das próximas férias! Confira.P

Orla de Atalaia

E como um dos principais pontos turísticos da cidade temos a orla que consegue oferecer ao viajante uma ótima estrutura, contando com quadras esportivas, ciclovias, feirinhas de artesanato, lago artificial, parques infantis, além de diversas opções de bares e também restaurantes. A melhor culinária local também se encontram por aqui

O local é ideal para fazer aquele passeio ao final da tarde, acompanhar toda a movimentação da cidade! E você não pode deixar de visitar a ‘’passarela dos caranguejos’’ que fica no local!

E como atrativos famosos da área temos o oceanário do projeto TAMAR, os arcos do Atalaia, e o Centro de arte e cultura.

Ou seja, é uma área onde o turista pode ir com tempo para explorar todo o local, e acompanhar de perto todos esses pontos turísticos.

Mercado municipal Antônio Franco

Sabe aquele local onde é possível comprar as famosas lembrancinhas que tanto queremos para levar de presente? Aracaju conta com essa opção incrível.

Por aqui é possível encontrar diversos produtos exclusivos e feitos com bordados, rendas e afins. O legal é contribuir para a economia da cidade e ainda levar algo realmente feito no local.

E para quem desejar, há ainda a possibilidade de levar produtos locais pra casa, como queijos, doces, castanhas e farinhas, por exemplo.

Além de fazer todas essas comprinhas o turista também pode jantar ou almoçar por lá, o local tem muitos restaurantes populares. E para quem curte mercado há um do lado chamado “Albano Franco’’ a principal diferença que esse local é mais dedicado ao ramo das hortifrútis e afins, sempre com uma variedade regional.

Museu da gente sergipana

Aqui temos um passeio imperdível! Quando viajamos uma das coisas mais preciosas que podemos fazer é entrar em contato verdadeiramente com a cultura do local! E no caso Aracaju tem um local perfeito pra isso.

O museu tem toda uma tecnologia de interagir com o público, e vai ser possível entrar em contato com diversos símbolos da cultura local, sabendo mais sobre seus hábitos, personagens, pratos locais e folclore!

Há até mesmo uma brincadeira de amarelinha, onde é possível entrar em contato com os personagens das festas locais. Além disso o turista consegue interagir com personagens virtuais e afins! Realmente é uma experiência bem válida, todo o museu está bem montado.

O melhor de tudo isso é que a entrada é gratuita! O museu funciona de terça a sexta das 10 até as 17 horas, e aos finais de semana e feriados das 10 até as 16 horas!

Catedral metropolitana

E no centro da cidade temos a catedral metropolitana de Aracaju, um dos templos religiosos mais famosos da cidade!

A construção da igreja começou em 1862, e chegou ao status de capital em 1910, a beleza da arquitetura do local é algo único, com elementos voltados para o neoclássico e para o neogótico! Com certeza vale a pena dedicar um tempo da viagem explorando o local.

Colina e igreja de Santo Antônio

E podemos dizer que a visita por aqui também é indispensável, tudo isso porque é onde a capital do Sergipe nasceu.

Visitando o local é possível ter uma vista bem privilegiada da cidade, que vai abranger boa parte da região central, como por exemplo, a ilha de Santa Luzia, a ponte Aracaju – Barra dos coqueiros, e contemplar o encontro do Rio Sergipe com o oceano Atlântico, realmente uma vista daquelas.

Oceanário

Já mencionamos um pouco sobre o Oceanário no artigo, mas o local merece um tópico só dele! O local é mantido pelo projeto TAMAR, sendo um dos atrativos que mais levam turistas para a Orla da cidade.

O local foi todo projetado em formado de tartaruga e a sua construção abriga cerca de 20 aquários que conseguem exibir a riqueza marinha da região, com diversas espécies de peixes, tubarões – lixa, tartarugas e afins.

Ainda é possível contar com tanques para que aconteça a interação! Por aqui temos o primeiro oceanário da região do nordeste, e o quinto a ser erguido no país, é possível também fazer visitas guiadas.

Parque da cidade

O local é perfeito para passear no final da tarde com a família, ter um pouco mais de contato com áreas verdes, e até mesmo é possível fazer um passeio de teleférico, e observar um pequeno zoológico no local!

Palácio museu Olímpio Campos

Aqui temos uma construção bem imponente no estilo neoclássico! Na sua origem o local foi criado para ser sede do governo do estado, mas hoje é mesmo uma área aberta para o público visitar.

O local é sede de eventos culturais que acontecem como exposições e mostras de arte!

Praias

E claro que no meio de tudo isso as praias não poderiam faltar, né? Afinal, a água por aqui é calma e perfeita para tomar aquele banho de mar!

Como praias de destaque temos a Atalaia, com certeza a mais movimentada! Mas há ainda a Aruana, Robalo, Naúfragos e Mosqueiro!

E não se esqueça de apreciar a culinária local por aqui, com caranguejos, moquecas e ostras enquanto curte uma praia!

E se você gostou do nosso artigo de hoje continue em nosso site para conferir muito mais.